A Prefeitura de Belém vem debatendo com a população, desde o início de abril, propostas e soluções para o enfrentamento das questões climáticas, que irão contribuir com a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática, e subsidiar políticas públicas a serem implementadas no município.
O Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas Foram, criado em julho de 2023 pelo prefeito Edmilson Rodrigues, já realizou até o momento, oito plenárias com participação popular, que devem acontecer até esse mês de maio. O objetivo é consolidar informações sobre os impactos das alterações do clima em Belém, incentivar o debate público urgente e necessário sobre o tema, além de potencializar ações de proteção ao meio ambiente, à saúde da população e às atividades socioeconômicas.
O Fórum é composto por mais de 200 organizações da sociedade civil e instituições estaduais e federais, com representantes do Comitê COP-30 da Prefeitura de Belém. Depois dessa etapa de plenárias, as propostas serão sistematizadas e o resultado será encaminhado à equipe técnica da Prefeitura de Belém, responsável pela elaboração do Plano.
“É obrigação desenvolver um plano que nos permita contribuir com a diminuição dos gases que ocasionam o aquecimento global e resultam em prejuízos ambientais para a nossa cidade”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues, no início das atividades do Fórum.
A secretária-executiva do Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas, Marinor Brito, reforça que a construção do Fórum é um espaço de conexão com a população para a COP-30 em Belém. “O papel do Fórum, da Universidade Livre da Amazônia é aglutinar pessoas, experiências, saberes, inteligências, soluções, diagnósticos, para prepararmos juntos um plano de ação climática com ampla participação social”.
Fonte: Ponto de Pauta – Foto: divulgação