O Fórum Municipal de Mudanças Climáticas reuniu servidores municipais de Belém na última quarta-feira, dia 29. A plenária teve como objetivo formar um comitê composto por servidores para elaborar propostas e ampliar os fóruns de debate sobre as emergências climáticas, além de promover a integração das ações na prestação dos serviços públicos municipais.
A secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, destacou a importância dos servidores debaterem a relação entre mudanças climáticas e desenvolvimento urbano, sustentabilidade e justiça social. Novaes informou sobre os investimentos da gestão municipal na produção de diagnósticos técnicos, como a produção de gases de efeito estufa, áreas de vulnerabilidade, serviços ecossistêmicos, plano de arborização, mapeamento de agricultura familiar, entre outros.
Ela ressaltou, que os investimentos em infraestrutura não são mais importantes que os investimentos num plano de valorização dos servidores, que trate da pauta não só salarial, mas de promoção de qualidade de vida e gestão participativa sobre o futuro da cidade.
A secretária executiva do Fórum, Marinor Brito, destacou a importante representação dos servidores na perspectiva de uma participação diversa e plural da sociedade, representado por instituições, segmentos da sociedade civil e nesse caso específico, servidores públicos, pois prestam serviços que lidam na ponta nos territórios, onde as mudanças climáticas afetam a vida da população.
Com informações da Agência Belém – Foto: divulgação